Liberar todo o potencial de sua empresa não se trata apenas de implantar a melhor e mais recente tecnologia, encontrar o talento perfeito ou implantar novas iniciativas.
Trata-se de implementar e sustentar uma estratégia operacional que alinhe tudo isso – todas as funções de negócios, pessoas, processos e tecnologia – para orientar a empresa no planejamento, na execução e no alcance das metas de negócios.
É nesse ponto que entra em cena a Gestão por Competência – uma estratégia especial que alinha a força de trabalho e a capacidade operacional para atingir os objetivos de negócios.
O que é Gestão por Competência?
Ao analisar o significado da Gestão por Competência, é útil primeiro examinar as próprias competências.
As competências também são conhecidas como habilidades, valores ou comportamentos e representam o “como isso deve ser feito” em vez de “qual é o objetivo” de uma meta.
Ter competências claramente definidas permite que os colaboradores saibam exatamente o que se espera deles e como devem realizar suas tarefas.
Exemplos de competências são: integridade, foco no cliente, segurança ou capacidade técnica, entre outros.
Nesse contexto, a Gestão por Competência é um processo de várias etapas. Trata-se de identificar, desenvolver, avaliar e otimizar as competências, habilidades e comportamentos dos colaboradores. Principalmente aqueles que precisam se destacar em suas funções específicas.
Quando bem feito, ela permite que você alinhe as competências demonstradas com os valores, as metas e as estratégias da sua empresa para impulsionar o alto desempenho.
A cada ano, a importância da Gestão por Competência cresce significativamente.
As organizações enfrentam dificuldades sucessivas para reter pessoal altamente qualificado em um mercado competitivo e, ao mesmo tempo, melhorar o desempenho e desenvolver talentos de liderança na empresa. Esses são alguns dos aspectos na qual a Gestão por Competência pode ajudar.
Em quais processos a Gestão por Competência se integra?
A Gestão por Competência está envolvida em muitos procedimentos diferentes de gestão de pessoas, incluindo
- Desenvolvimento de capacidades
- Gerenciamento do desempenho individual e organizacional
- Elaboração de uma estratégia para seu futuro
- Definição do perfil de possíveis colaboradores
- Planejamento de sucessão
Componentes da Gestão por Competência
Cada componente do programa de Gestão por Competência contribui para o desenvolvimento, a avaliação e a otimização das habilidades e capacidades da força de trabalho.
Há inúmeras possibilidades de aplicações na Gestão por Competência, mas aqui estão alguns componentes principais a serem considerados.
Estrutura de competências
Um componente essencial é a estrutura de competências, usada para orientar e delinear habilidades, comportamentos e conhecimentos específicos necessários para o sucesso.
Essa estrutura serve como base para o programa, incluindo a estratégia de talentos da empresa, a metodologia de avaliação e as ferramentas usadas para coletar dados.
Mecanismo de feedback robusto
Um programa de Gestão por Competência não é uma atividade única. Ele requer feedback robusto e análises de desempenho para garantir que o programa esteja direcionando os conhecimentos, as competências e as habilidades corretas e promovendo o crescimento contínuo na empresa.
Oportunidades personalizadas de aprendizado e desenvolvimento
O desenvolvimento dos colaboradores é um fator essencial em qualquer programa de Gestão por Competência. À medida que as lacunas de competência são identificadas, os colaboradores devem ser conectados a oportunidades de aprendizado específicas que atendam às suas necessidades de desenvolvimento.
Em última análise, isso pode reduzir o tempo de produtividade, diminuir o treinamento desnecessário e capacitar os colaboradores, entre outros benefícios.
Monitoramento e análise contínuos
Em qualquer programa de Gestão por Competência, será necessário realizar um monitoramento contínuo para analisar o desempenho do programa e o impacto nas operações.
Talvez seja necessário fazer alterações na própria estrutura de competências, na coleta de dados ou nos métodos de análise, ou até mesmo na forma como o programa é apresentado ou implementado para a força de trabalho.
De modo geral, se os componentes do programa de Gestão por Competência forem bem desenvolvidos, ele aumentará as metas individuais e organizacionais, a agilidade da força de trabalho e contribuirá para uma vantagem competitiva sustentável.
Quando e como ela deve ser usada?
Para praticar e se beneficiar da Gestão por Competência de forma eficaz, é necessário trabalhar com elas a longo prazo. Não se trata de uma questão que possa ser integrada a uma empresa em um curto período. Portanto, uma empresa deve primeiro se fazer algumas perguntas antes de decidir introduzir a Gestão por Competência, tais como
- Para que precisamos da Gestão por Competência?
- O que deve melhorar com a introdução da Gestão por Competência?
- Que benefícios queremos obter com a Gestão por Competência?
Após responder a essas perguntas, as condições estruturais necessárias devem ser analisadas. Para implementar a Gestão por Competência eficazmente, é necessária a confiança entre os participantes.
Além disso, a liberdade e a possibilidade de os colaboradores tomarem suas próprias decisões eficazes são fatores importantes.
Isso não só contribui enormemente para a motivação intrínseca dos colaboradores, mas também para uma cultura corporativa em constante crescimento e evolução. Isso pode levar a vantagens competitivas que, por sua vez, garantem a competitividade.
Palavras finais
Um programa de Gestão por Competência bem executado elimina as suposições do processo de aquisição, desenvolvimento e manutenção de talentos excepcionais.
Você pode começar seu programa bem-sucedido imediatamente se fizer o planejamento e a preparação adequados com antecedência.
No entanto, mesmo com todos esses benefícios, você pode achar que a Gestão por Competência não se encaixa perfeitamente nos processos da sua empresa.
É por isso que nós da Bennu temos todas as ferramentas e consultores para ajudá-lo a entender a melhor maneira de aplicar a gestão de pessoas em seu negócio.