O que são Soft Skills? 6 exemplos essenciais para o local de trabalho

Soft skills são atributos sociais que permitem que você interaja efetivamente com outras pessoas.

Essas habilidades são essenciais para o sucesso na maioria das carreiras, pois ajudam a construir e manter relacionamentos, a lidar com situações complexas e a atingir suas metas.

Ao escolher entre dois candidatos aparentemente iguais, as organizações agora estão priorizando as habilidades interpessoais (ou soft skills) como o principal diferencial.

De fato, no relatório Tendências Globais de Talentos do LinkedIn, já em 2019, 92% dos profissionais de aquisição de talentos relataram que soft skills são tão ou mais importantes para a contratação do que as habilidades técnicas.

E 89% disseram que, quando uma nova contratação não dá certo, é porque faltam habilidades interpessoais essenciais.

Neste artigo, definimos e explicamos a importância das soft skills no local de trabalho e como as organizações podem avaliar melhor os candidatos em relação a elas durante o processo de contratação.

O que são soft skills?

O que são Soft Skills?

Soft skills são uma combinação de habilidades pessoais que permitem que os funcionários naveguem em seu ambiente, trabalhem bem com os outros, tenham um bom desempenho e atinjam suas metas complementando as habilidades técnicas.

Essas habilidades são essenciais para a construção de relacionamentos saudáveis, a comunicação eficaz, a solução de problemas e a colaboração com outras pessoas.

O desenvolvimento de soft skills é crucial no mercado de trabalho atual, onde os empregadores valorizam os funcionários que podem demonstrar uma gama de habilidades interpessoais que podem ajudar as organizações a prosperar em um ambiente competitivo e de ritmo acelerado.

Além disso, as habilidades interpessoais não se limitam apenas ao local de trabalho. Elas também desempenham um papel importante em nossa vida pessoal, ajudando-nos a construir relacionamentos significativos, gerenciar conflitos e lidar com situações sociais de forma eficaz.

Soft skills são geralmente desenvolvidas por meio de experiências de vida, prática e autorreflexão, e podem ser aperfeiçoadas por meio de vários métodos, como participar de workshops, ler livros ou buscar feedback de outras pessoas.

Em resumo, as habilidades interpessoais são um componente vital para o sucesso pessoal e profissional e são essenciais para as pessoas que desejam atingir suas metas e causar um impacto positivo no mundo.

Exemplos de Soft Skills

1. Comunicação

A comunicação eficaz é a pedra angular de qualquer relacionamento profissional bem-sucedido.

Ter o poder de articular seus pensamentos e ideias de concisamente, por escrito ou verbalmente, é fundamental para manter relações de trabalho produtivas.

Essa soft skill também abrange a escuta ativa, a compreensão e a interpretação de sinais não verbais e a adaptação do estilo de comunicação para atender a diferentes públicos.

2. Trabalho em equipe

O trabalho em equipe consiste em trabalhar de forma colaborativa com outras pessoas para atingir um objetivo comum.

Isso envolve compartilhar ideias e recursos, assumir diferentes funções e responsabilidades e estar disposto a apoiar e ajudar os membros da equipe conforme necessário.

Um bom jogador de equipe também entende a importância de criar confiança e relacionamento com os colegas, comunicar-se com eficiência e ser receptivo ao feedback.

3. Solução de problemas

A capacidade de identificar, analisar e resolver problemas é uma habilidade essencial em qualquer local de trabalho.

Um solucionador de problemas habilidoso tem uma abordagem lógica e sistemática para identificar a causa raiz dos problemas, bem como a criatividade para gerar e implementar soluções eficazes.

Essa habilidade requer uma combinação de pensamento crítico, pesquisa, análise de dados e inovação.

4. Gerenciamento do tempo

O gerenciamento eficaz do tempo é fundamental para cumprir prazos e atingir metas de negócios. Ela exige uma abordagem proativa de planejamento, priorização e organização.

Essa soft skill também envolve a capacidade de manter o foco e evitar distrações, delegar tarefas quando apropriado e manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.

5. Adaptabilidade

Adaptabilidade é a capacidade de se ajustar a mudanças e a novas situações com facilidade.

Uma pessoa altamente adaptável pode trabalhar de forma eficaz em diversos ambientes, ser flexível com as mudanças de prioridades e aprender rapidamente novas habilidades e sistemas.

Essa soft skill também envolve ter a mente aberta, ser criativa e inovadora, e conseguir pensar por conta própria.

6. Resolução de conflitos

A resolução de conflitos é a capacidade de gerenciar e resolver conflitos de forma eficaz.

Um solucionador de conflitos habilidoso pode identificar as causas subjacentes do conflito, comunicar-se de forma clara e empática e negociar soluções em que todos saem ganhando.

Essa soft skill também envolve a escuta ativa, a solução de problemas e a capacidade de manter a calma e a objetividade sob pressão.

Como desenvolver soft skills em seus funcionários?

Soft Skills em ação

O desenvolvimento de soft skills entre seus funcionários requer uma abordagem estratégica que envolve:

Avaliar os níveis atuais de soft skills

Antes de elaborar qualquer programa de treinamento, você precisa saber quais habilidades seus funcionários já possuem. Uma avaliação de 360 graus, uma autoavaliação ou uma avaliação de colegas pode ajudá-lo a identificar as áreas em que eles se destacam e aquelas em que poderiam precisar de mais apoio.

Isso permitirá que você ou o gerente desse pessoal crie um plano de desenvolvimento personalizado que atenda às necessidades e preferências exclusivas deles.

Oferecer desenvolvimento relevante e envolvente

Depois de saber quais habilidades seus funcionários possuem, crie um plano de desenvolvimento que seja tão único quanto eles! Ofereça uma variedade de formatos, como cursos on-line, workshops, webinars e sessões de coaching.

Certifique-se de que o conteúdo de seu treinamento seja prático e interativo e não se esqueça de misturá-lo com um conteúdo de treinamento divertido e envolvente. Confie em nós; sua equipe agradecerá por manter as coisas novas e empolgantes!

Medição dos resultados e do impacto

Depois de oferecer qualquer programa de treinamento, meça seus resultados e o impacto sobre o desempenho e o comportamento de seus funcionários. Você pode usar vários métodos, como pesquisas, questionários, formulários de feedback, relatórios de observação e outros.

Esses métodos podem ajudá-lo a avaliar se o programa de treinamento atingiu os objetivos, melhorou o nível de habilidades sociais dos funcionários e teve efeitos positivos sobre a produtividade, a qualidade, a satisfação do cliente e muito mais.

Conclusão

Soft Skills trazem resultado

A Bennu possui uma gama de soluções para assessorar a sua empresa no mapeamento e desenvolvimento das competências das lideranças e de todo o time.

É por isso que nos concentramos em encontrar candidatos com as habilidades transferíveis necessárias para se destacar na cultura da sua empresa e prosperar na função – e podemos ajudá-lo a fazer o mesmo. 

Temos anos de experiência em combinar os melhores talentos com empresas como a sua, portanto, não hesite em entrar em contato conosco e nos dizer o que você precisa.

Com a nossa ajuda, você poderá encontrar o candidato com todas as habilidades sociais necessárias para ter sucesso na sua empresa.

Entre em contato conosco para conhecer a nossa metodologia, ferramentas e sistemas que contribuirão para o crescimento das pessoas e dos negócios.

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