Adaptabilidade no Trabalho: Uma Habilidade Vital para o Sucesso Empresarial

Não importa qual seja o seu trabalho ou há quanto tempo você o exerce, a adaptabilidade é uma habilidade importante.

De fato, a adaptabilidade é uma das cinco principais habilidades que os empregadores estão procurando – e não é de se admirar.

Se os últimos anos nos ensinaram alguma coisa, foi a necessidade de ser flexível e se adaptar às circunstâncias em constante mudança. Essa é uma parte essencial da resiliência, do gerenciamento do estresse e do desenvolvimento da carreira.

O que significa ter adaptabilidade?

Adaptabilidade é a disposição de mudar seu comportamento ou estratégia conforme necessário para se ajustar a um ambiente em constante mudança.

Ela é fundamental para o sucesso no local de trabalho atual, que está em constante mudança. Aqueles que são adaptáveis podem responder rapidamente a uma mudança nas demandas ou prioridades.

Se a adaptabilidade é a capacidade de mudar e ajustar, o oposto é a inflexibilidade. Pessoas inflexíveis ou rígidas têm dificuldade de lidar com novas situações ou condições. Essas características podem fazer com que os funcionários pareçam fora de contato ou não comprometidos.

Eles podem não querer experimentar coisas novas, temer não ser bem-sucedidos nelas, resistir a mudanças que melhorariam sua vida profissional e demonstrar falta de vontade de aprender com seus erros. Muitas vezes, eles têm dificuldade para ouvir e incorporar o feedback. 

A falta de adaptabilidade também pode desviar os líderes do caminho certo. Os líderes precisam ser capazes de refletir sobre como sua equipe opera e identificar as mudanças que podem ser necessárias para o sucesso futuro.

O que são habilidades de adaptabilidade?

As habilidades de adaptabilidade são o que torna as pessoas e as equipes mais capazes de prosperar durante um período de mudança ou quando enfrentam novos desafios.

A capacidade de adaptação é crucial para os líderes e suas equipes durante períodos turbulentos, como uma pandemia. Quando o ambiente de trabalho muda rapidamente, as pessoas e equipes adaptáveis são capazes de se ajustar em tempo real sem perda de produtividade ou qualidade.

Há três tipos de habilidades de adaptabilidade: flexibilidade cognitiva, flexibilidade social e flexibilidade comportamental. As duas primeiras estão relacionadas à adaptação de pensamentos e interações com outras pessoas, enquanto a terceira refere-se à adaptação de ações. 

Você pode notar que as habilidades de adaptabilidade são diferentes das habilidades de resolução de problemas.

As habilidades de resolução de problemas podem incluir encontrar a solução certa para um problema, enquanto a adaptabilidade é, na verdade, apenas responder às mudanças na demanda e às mudanças nas prioridades que, muitas vezes, estão fora do seu controle. Entretanto, uma mentalidade adaptativa geralmente leva a uma solução de problemas mais forte e mais criativa.

Ao pensar em adaptabilidade, talvez você também queira considerar as habilidades interpessoais, como a escuta ativa e a mentalidade de crescimento, bem como as habilidades cognitivas, como o pensamento crítico. A adaptabilidade também se estende a conjuntos de habilidades sociais, como liderança, comunicação e trabalho em equipe.

3 dicas para incentivar a adaptabilidade no local de trabalho

1. Promova uma cultura colaborativa

Uma cultura colaborativa é importante para incentivar a diversidade e a união de valores diferentes entre os colegas, o que, por sua vez, incentiva a adaptabilidade.

Em vista disso, é importante que as empresas promovam o trabalho em equipe. Isso pode ser feito com a criação de atividades de trabalho em equipe, projetos em equipe, desafios em equipe e eventos sociais em equipe.

Dessa forma, as pessoas podem aprender a se adaptar aos estilos de trabalho e às personalidades dos outros colegas.

Quando os funcionários estão acostumados a assumir diferentes funções em novos grupos e a se ajustar a diferentes pessoas, eles estão praticando a adaptabilidade.

Uma boa maneira de tornar a cultura mais focada na equipe e na colaboração é criar uma comunidade de aprendizagem. Isso pode ser tão simples quanto fazer com que os funcionários compartilhem ideias ou abordagens na realização de determinadas tarefas, treinamento entre colegas ou esquemas de “amigos”.

Esses sistemas podem ajudar as pessoas a aprenderem com os outros e a serem mais abertas a diferentes formas de trabalho.

2. Acolha novas ideias

Quando as pessoas sentem que suas sugestões e ideias são bem-vindas, em vez de serem rejeitadas, é mais provável que se envolvam e participem.

Uma boa maneira de incentivar isso é criar um ambiente em que as pessoas se sintam à vontade para compartilhar e aprender.

Compartilhar ideias pode ajudar os funcionários a abrir suas mentes para coisas que nunca haviam pensado antes.

A vantagem de ter uma cultura em que novas ideias são valorizadas é que as pessoas ficam mais dispostas a se abrir e, quando isso acontece, todos se beneficiam.

Os funcionários podem se sentir confiantes para fazer recomendações, a empresa se beneficia ao receber essas sugestões e toda a equipe pode desenvolver uma “mentalidade de crescimento” ao absorver novas percepções e aprimorar habilidades.

3. Comunique-se e conecte-se

A comunicação é fundamental para incentivar a adaptabilidade no local de trabalho. A capacidade de conversar sobre novas ideias, ser aberto em relação aos sentimentos e fazer sugestões apropriadas pode contribuir para um ambiente de trabalho mais flexível e bem-sucedido.

Da mesma forma, a promoção de um ambiente de trabalho colaborativo, no qual as pessoas possam criar fortes conexões e relacionamentos com os colegas, provavelmente melhora o bem-estar e a produtividade dos funcionários. Isso significa que as pessoas darão mais apoio umas às outras, demonstrarão empatia e terão a mente aberta para mudanças. 

Quando uma boa comunicação é apoiada em toda a empresa, relacionamentos sólidos são construídos, o que significa que as equipes provavelmente apoiam umas às outras.

Conclusão

A habilidade de “adaptabilidade” é muito importante, especialmente no mundo atual, em que muitas empresas são suscetíveis a mudanças.

Há muitos fatores internos e externos que podem contribuir para isso, como a necessidade de se adaptar a novas tendências de mercado, fusões e aquisições e o clima econômico. A força de uma empresa depende principalmente das pessoas que trabalham nela.

Portanto, ter uma equipe forte e adaptável é fundamental para o sucesso de um negócio. 

A Bennu apóia a adaptabilidade no local de trabalho, oferecendo o que há de melhor em consultoria e gestão de pessoas.

Para saber mais, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.

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