Os gerentes desempenham um papel crucial para que um funcionário se sinta apoiado ou não.
E embora muito tenha sido escrito sobre gestos maiores, o bem-estar dos funcionários é igualmente moldado por momentos que podem parecer muito menores à primeira vista.
Em outras palavras, os principais gerentes priorizam a inteligência emocional.
Eles entendem o impacto que um comentário brusco pode ter em sua equipe, levando o tempo necessário para reconhecer e regular suas próprias emoções.
Nesse artigo abordamos como desenvolver sua inteligência emocional pode motivar a sua equipe e fazê-la mais eficiente.
O que é Inteligência Emocional?
A inteligência emocional é a capacidade de compreender e administrar suas próprias emoções, e as das pessoas ao seu redor.
Pessoas com um alto grau de inteligência emocional sabem o que estão sentindo, o que suas emoções significam e como essas emoções podem afetar outras pessoas.
Para os líderes de empresas, ter inteligência emocional é essencial para o sucesso.
Afinal, quem tem mais chances de sucesso – um líder que grita com sua equipe quando está sob estresse, ou um líder que permanece no controle e avalia calmamente a situação?
Os líderes mais eficazes consideram a inteligência emocional uma habilidade crítica para reconhecer e resolver os problemas de seus membros de equipe.
É por isso que a inteligência emocional é uma parte importante de muitos estilos de liderança.
A crescente importância da inteligência emocional tem guiado muitos líderes a aprender e implementá-la em seu estilo de liderança para incitar a inovação, a satisfação no trabalho e um ambiente de trabalho positivo em sua empresa.
Qual a importância da Inteligência Emocional?
Embora muitos líderes tenham habilidades técnicas e de comunicação prolíficas, falta-lhes inteligência emocional.
Conforme os líderes definem o tom da organização, a inteligência emocional torna-se uma parte inevitável do conjunto de habilidades.
Uma organização liderada por um líder que carece de inteligência emocional não pode sobreviver à maré do complexo ambiente de negócios.
Eis porque a inteligência emocional é importante:
- Desenvolve uma cultura de trabalho positiva na organização, o que aumenta vicariamente a eficiência e a produtividade.
- Ela instiga o crescimento, a inovação e a criatividade na organização e nos membros da equipe.
- Ela desenvolve um forte vínculo entre um líder e sua equipe.
A inteligência emocional é referida como a capacidade de compreender e administrar as emoções, assim como reconhecer e controlar as emoções e perspectivas dos outros.
Curiosamente, a inteligência emocional é um grande parâmetro para verificar a eficácia de um estilo de liderança.
Quais são os componentes da Inteligência Emocional?
Para serem eficazes, os líderes devem ter uma compreensão sólida de como suas emoções e ações afetam as pessoas ao seu redor.
Quanto melhor um líder se relacionar e trabalhar com os outros, mais bem-sucedido ele ou ela será.
Listamos abaixo os componentes da inteligência emocional na liderança:
1. Autoconhecimento
Refere-se à capacidade de compreender os pontos fortes e fracos de cada um.
Além disso, o autoconhecimento faz com que um líder controle suas emoções, o que o ajuda a compreender emoções complexas que afetam os membros de sua equipe.
Além disso, os líderes precisam ter autoconhecimento de suas habilidades para orientar e controlar uma equipe.
Isso os ajuda a tomar decisões sólidas e lucrativas que trazem prosperidade à empresa e instigam o crescimento pessoal entre os membros da equipe.
Não há um teste decisivo para avaliar se um indivíduo tem consciência de si mesmo ou não, mas um feedback de 360 graus é a melhor maneira de estimar o quociente de autoconhecimento de um líder.
Além disso, estar consciente de seu comportamento é outra forma de verificar o quociente de autoconhecimento.
2. Autogestão
A autogestão é um componente vital da inteligência emocional que desempenha um papel significativo em situações empresariais desafiadoras.
Ela se refere à capacidade dos líderes de administrar suas emoções durante uma situação difícil.
Refere-se também à perspectiva positiva que um líder mantém nas adversidades.
Portanto, a autogestão é uma parte imperativa e inevitável de um estilo de liderança.
Ela equipa um líder com maneiras de lidar com uma situação difícil. Além disso, ensina a eles como reagir em uma situação difícil, enfatizando a paz mental e uma atitude calma.
3. Consciência social
Uma organização empresarial não opera em solidão; portanto, os líderes devem estar cientes de seu ambiente de negócios
Além disso, ajuda a formular estratégias comerciais e a implementar planos para adaptar seus funcionários às condições heterogêneas do mercado, entre outros.
Entretanto, a conscientização social não se limita a fatores externos. Ela também se refere à capacidade de um líder de compreender e administrar as emoções das pessoas que atuam dentro de uma organização. Portanto, os líderes que se destacam na prática da consciência social praticam a empatia.
Isto os ajuda a compreender a perspectiva e as emoções dos outros, permitindo-lhes comunicar e colaborar efetivamente.
4. Gestão do relacionamento
A gestão do relacionamento consiste em habilidades aninhadas por um líder que os ajuda a desempenhar um papel ativo na resolução de conflitos, orientando, influenciando e treinando os membros de sua equipe.
Também se refere à capacidade de um líder de manter conflitos e falhas de comunicação na baía da organização.
Os funcionários preferem empresas comerciais com menos conflitos porque isso aumenta a satisfação no trabalho e o crescimento.
Portanto, a manutenção da paz entre todas as partes da organização é uma das principais funções de um líder.
Embora estes possam parecer pequenos passos, eles podem fazer uma grande diferença na maneira como seus colaboradores se sentem no trabalho.