Em quase todos os trabalhos, há certas habilidades necessárias para um bom desempenho que podem variar de posição para posição.
Entretanto, há poucas habilidades que podem não ser mencionadas diretamente por seu recrutador, mas que são de suma importância.
As organizações em todos os lugares têm apresentado novas táticas de recrutamento que focam em entrevistas baseada em competência.
Estas entrevistas administram suas habilidades comportamentais com base em seu comportamento e desempenho passados, com resultados e cenários reais.
Aqui está um artigo com uma visão geral para guiá-lo através das importantes habilidades comportamentais que você deve dominar a fim de causar uma boa impressão no mundo corporativo.
O que são habilidades comportamentais?
Habilidades comportamentais são traços pessoais que facilitam interações efetivas com outras pessoas.
São as habilidades ou comportamentos relacionados à realização de tarefas, que permitem um desempenho excepcional no ambiente de trabalho.
Estas habilidades necessárias incluem inteligência emocional, adaptabilidade, positividade, etc.
Fortes habilidades comportamentais são essenciais em qualquer profissão, mas são cruciais para serviços ao cliente ou trabalhos de gestão.
Estas são as habilidades que ajudam funcionários a interagir e administrar seu ambiente externo.
Os gerentes usam habilidades comportamentais para motivar os funcionários, resolver problemas e melhorar a produtividade.
Elas envolvem a capacidade de compreender e influenciar o comportamento de outros para alcançar os resultados desejados.
Gestores que podem utilizar efetivamente suas habilidades comportamentais podem usar sua posição para fazer mudanças positivas dentro de sua equipe e com outras pessoas com quem interagem diariamente.
Mas, para conseguir isso, eles devem ter o conjunto certo de habilidades que funcionarão melhor com suas funções gerenciais.
Qual é a importância das habilidades comportamentais?
As habilidades comportamentais podem ser uma parte importante do crescimento profissional de um indivíduo, pois estes traços podem moldar suas atitudes, reações e respostas em várias situações.
Essas habilidades podem influenciar como os outros percebem um indivíduo, o que pode ajudá-los a construir e manter seus relacionamentos no trabalho.
Melhorar suas habilidades comportamentais pode ajudar os profissionais a se sentirem mais confiantes em seus cargos, o que pode motivá-los a aprender novas qualificações e tarefas de forma pró-ativa.
Muitas habilidades comportamentais, como comunicação, são habilidades transferíveis que podem ajudar os profissionais a lidar com diferentes situações de forma eficaz.
As habilidades comportamentais podem ser particularmente valiosas no local de trabalho, onde os profissionais passam muito tempo interagindo com seu gerente, membros da equipe e outros.
No local de trabalho, as habilidades comportamentais podem ajudar os profissionais:
- Colaborar com os outros: Estas habilidades podem ajudar profissionais a colaborar com outros membros da equipe para alcançar objetivos comuns.
- Desenvolver habilidades de liderança: Estas características podem ajudar os funcionários a desenvolver habilidades-chave de liderança, tais como capacidade de tomada de decisão e resolução de conflitos.
- Aumentar a produtividade: Elas podem ajudar profissionais a se sentirem confiantes em suas habilidades, o que pode aumentar sua produtividade em tarefas relacionadas ao trabalho.
- Avançar em uma carreira: Estes atributos podem ser transferíveis para muitos outros cargos, o que pode ajudar os profissionais a continuar avançando em suas carreiras.
- Contribuir para uma cultura positiva: Estas habilidades podem ajudar os funcionários a se comunicar com outros e construir relacionamentos fortes, o que pode contribuir para uma cultura positiva no local de trabalho.
Quais as etapas para aplicar suas habilidades comportamentais?
A seguir apresentamos os melhores exemplos de habilidades comportamentais que todo gerente precisa dominar:
Gerencie Suas Emoções
Não há como negar que administrar suas emoções é uma habilidade crítica para qualquer gestor.
É mais importante do que nunca nestes tempos turbulentos, quando nada é estável, mas a pressão para ser bem-sucedido aumenta a cada dia.
Saber administrar suas emoções é uma parte da autogestão que o ajuda a manter a calma e compostura sob pressão.
Isso também permite que você tome melhores decisões e alcance seus objetivos.
Se você conseguir manter suas emoções sob controle, será um líder mais eficaz e estará melhor equipado para lidar com situações difíceis.
Incentivar o trabalho em equipe
Desde colocar todos na mesma página até trabalhar para um objetivo comum, conseguir incentivar o trabalho em equipe é uma habilidade comportamental indispensável para qualquer gestor.
É um dos fatores mais significativos que podem determinar o sucesso ou o fracasso, e começa no topo com o líder.
Um gerente excepcional dá um excelente exemplo para sua equipe e os inspira a trabalharem juntos em direção a um objetivo comum.
Lidar com Conflitos
A gestão de conflitos é uma das habilidades comportamentais essenciais e também uma competência crítica que todo gerente precisa ter.
Um líder deve ser capaz de identificar e resolver conflitos de forma profissional e eficaz.
A resolução de conflitos construtiva e judiciosa é crucial para o bom funcionamento de qualquer organização.
Você pode construir confiança e relacionamentos com os membros de sua equipe, o que é essencial para uma gestão bem sucedida.
A resolução eficaz de conflitos leva à cooperação, à melhoria do trabalho em equipe, a funcionários mais produtivos e, em última instância, a relacionamentos mais firmes.
Delegar com eficiência
Ninguém pode fazer tudo sozinho, e isso vale também para profissionais de qualquer cargo.
Dessa forma, é importante delegar tarefas e responsabilidades às pessoas certas para que se concentrem em um quadro mais amplo.
Quando se delega efetivamente, você cria uma base sólida para uma gestão eficaz.
Você pode então investir seu tempo e recursos em atividades mais estratégicas.
É por isso que a delegação eficaz é uma das habilidades comportamentais mais críticas dos gerentes.
Isso o ajudará a economizar tempo e energia e garantirá que sua equipe esteja totalmente operacional.
Ele também permite que você pratique uma gestão eficaz do tempo e se mantenha longe das distrações do local de trabalho.
Conclusão
Habilidades comportamentais são os traços essenciais que todo gerente de sucesso precisa ter para conduzir sua equipe ao sucesso.
Estas são as qualidades intangíveis que tornam as pessoas bem-sucedidas em seus trabalhos, e elas abrangem desde a habilidade de autogerir até a capacidade de delegar ou motivar outros.
Simplificando, as habilidades comportamentais são o que faz com que as pessoas sejam bem-sucedidas em cargos de importância.